Fetrancesc participa de lançamento da Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte

Fetrancesc participa de lançamento da Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte

Nesta terça-feira, 10, a Fetrancesc participou do lançamento da Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. O objetivo do Fórum é tratar do projeto para a construção de uma rodovia paralela à BR-101, entre Biguaçu, na Grande Florianópolis, e Joinville, visando desafogar o trânsito da região.

Estiveram presentes no evento o diretor-executivo da Fetrancesc, Renato Macedo, e o pesquisador Cesar Antunes.

“Estamos enfrentando cada vez mais problemas na BR-101 Norte, e nosso dia a dia, o dia da empresa de transporte de cargas é na estrada. Nós fizemos uma estimativa que o transporte de cargas perde em torno de R$ 1 bilhão por ano em combustível e perda de produtividade, enquanto não consegue se mover na BR-101 Norte. Nós vemos como fundamental a rodovia paralela, para que a gente consiga desafogar o trânsito e tornar a BR-101 Norte mais acessível, de mais fácil condução, senão começaremos a ter problemas até mesmo no crescimento econômico de Santa Catarina”, pontuou Renato Macedo, diretor-executivo da Fetrancesc.

A abertura do Fórum foi presidida pelo deputado estadual Carlos Humberto (PL), e as primeiras reuniões estão previstas para ocorrer entre os meses de outubro e novembro deste ano. O colegiado ainda conta com os deputados Emerson Stein (MDB), Sargento Lima (PL), Fernando Krelling (MDB) e Ana Campagnolo (PL).

Carlos Humberto informou que o trecho em questão é compreendido entre Joinville e Tijucas, destacando ainda que a Secretaria de Estado da Infraestrutura já possui um projeto para o contorno de Joinville até a Rodovia Antonio Heil, no Vale do Itajaí. “Queremos que se reinicie a discussão para mobilizar a sociedade e a Frente Parlamentar vai se reunir em outubro com prefeitos, governo do Estado, setor do transporte e entidades representativas do norte catarinense.”

“A rodovia está saturada, comprometendo a logística portuária, o turismo, precisamos achar uma solução no menor tempo possível. A questão não é partidária e nem de governo, trata-se de uma discussão de estado”, concluiu o parlamentar.

Também proponente do colegiado, Emerson Stein falou da necessidade de buscar recursos. “Esta demanda vem num momento histórico em que a sociedade civil organizada, prefeitos e governo têm a oportunidade de lutar, juntos, para que a obra saia do papel. Sou coordenador da Bancada do Vale do Itajaí e vamos levar o tema para discussão no combate aos gargalos e as obras na rodovia que não saem”, pontuou Stein.

Com informações da Agência AL.

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